Renasxer - Gestão de Resíduos Logo
 
 
 
 
 
 
 
964299105 | 964299105
 
 
geral@renasxer.pt
Segunda a Sexta das 8.30h às 13h e das 14h às 18.15h
Sábados das 9h às 13h e das 14h às 17h
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Reciclagem de Madeira

 
 
 

 

Reciclagem de Madeira

 
A madeira é um produto 100% reciclável, de forma natural. Os objectos de madeira podem ser triturados, dando origem a aglomerado de madeira, que pode ser aproveitado para novos objetos. Os móveis velhos e palletes, são bons exemplos de materiais que podem ser reciclados

A reciclagem de madeira apresenta inúmeras soluções interessantes no âmbito de sustentabilidade e permite uma diminuição no abate de árvores e descarte de madeira, no meio ambiente.
Ao ser recolhida, a madeira passa por um processo de separação, trituração e remoção de impurezas presentes nos materiais (fitas metálicas, parafusos,...). Parte desta madeira será destinada à trituração em partes menores, até se tornarem lascas de madeira, cujo uso como serragem tem diversas finalidades.

Os móveis e outros materiais, que já passaram por algum processo de transformação, e não são destinados à serragem podem ser também reutilizados, por exemplo pallets que se tornam estrados de cama, caixotes que se transformam em estantes,...

O processo de separação, trituração, limpeza e seleção das peças de madeira é bastante trabalhoso e demorado, no entanto, os seus benefícios são bem maiores que as suas desvantagens, pois permitem a minimização do uso de recursos naturais, economia de energia e matérias-primas e incentivos aos conceitos sustentáveis.